A Associação Brasileira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (ABRO), com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), lançou em 2020 a campanha "Imagens Digitais" com o intuito de estabelecer um protocolo capaz de minimizar a propagação do coronavírus, agente causador da pandemia de covid-19.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar pacientes e profissionais sobre a importância de se adotar o fluxo digital dos exames radiológicos, uma vez que o fluxo tradicional envolve maior risco de transmissão do coronavírus.
O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) também editou a Resolução 07/2020 para recomendar, em seu em seu artigo 11º, que "as clínicas de radiologia odontológica emitam exames e laudos radiológicos na modalidade digital, em detrimento à utilização de filmes radiográficos e laudos impressos, minimizando o risco de propagação e contaminação por agentes nocivos".
O fluxo digital já era adotado de forma preferencial na Clínica Radiológica Odonto Facial e todas as recomendações das autoridades competentes estão sendo seguidas.
No fluxo digital, não há impressão do exame e nem entrega física. Entenda:
|